Pai ou Mãe de Santo não se forma em cursos. O reconhecimento desses papéis vem da vivência do chão do terreiro, da relação com a comunidade e do tempo. E é curioso, né? Em tempos de midiatização dos terreiros por meio das redes sociais, é necessário reforçar a identidade do terreiro enquanto espaço físico e não virtual.
Em alguma dimensão, o intento é também exercitar algumas das muitas práticas do sacerdote como a realização de ritos como casamento, rito fúnebre, iniciações, dentre outros rituais que são concebidos como ritos de passagem.
A proposta para este curso versa contempla a umbanda através de uma perspectiva filosófica, histórica e social; dentro de um cronograma distribuído em 30 encontros. O objetivo é estimular a reflexão crítica sobre o papel do líder religioso na sociedade contemporânea, sem perder de vista que o conhecimento prático nasce no convívio com o terreiro.
Por fim, é importante que se diga que a formação intelectual pode oferecer importantes subsídios para quem assume responsabilidades em terreiros, mas nunca vai substituir a vivência direta com o chão do terreiro. O sacerdócio de Umbanda, tal como é compreendido aqui, é um convite à reflexão, ao aprendizado contínuo e ao compromisso com a ancestralidade e com a comunidade.
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Sacerdócio de Umbanda, na perspectiva que aqui se apresenta, não tem absolutamente nada a ver com formação de Pais ou Mães de Santo. Não se inicia ninguém, ninguém sai daqui iniciado às entidades ou para orixás. Trata-se, portanto, de um espaço de estudo, reflexão e diálogo voltado para a compreensão crítica da Umbanda no contexto social e histórico. Reitera-se, então, a necessidade de se reconhecer uma liderança de terreiro partindo do seu pensamento crítico sobre a sociedade que o seu terreiro ocupa.
O curso ocorre presencialmente, a 1 domingo por mês previamente agendado em calendário. Local: Terreiro Aruanda - Rua Silva Bueno, 991 - Ipiranga/SP
Horário: das 14h às 20h.
Início: 02/02/2025.
Público alvo
Lideranças de Terreiros de Umbanda.
3 meses
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Fique tranquilo, você poderá participar desse curso
em até 3 meses
após a matrícula.
Conteúdo
1INTRODUÇÃO
* Introdução ao conteúdo do sacerdócio;
* O processo de construção do indivíduo sacerdote;
* Sacerdócio: Definições e expressões sociais;
* O "bom"sacerdote;
* A "missão" sacerdotal;
* Sacerdócio em culturas alheias;
* Investidura horizontal e vertical;
* Ministro religioso;
* Nomenclatura hierárquica nas comunidades de terreiro;
* Quem abre o terreiro? O Guia ou o Sacerdote?
* Religião e/ou Comunidade Religiosa?
* GIRA COLETIVA
2LIDERANÇA DE TERREIRO
* Liderança pela perspectiva Bantu;
* Coletivos e Comunidades;
* Poder & Autoridade;
* Relações e Relacionamentos;
* Afinidade e Afeto;
* Médiuns, alunos e filhos de santo;
* Repensando a hierarquia de terreiro;
* O sacerdote e suas atribuições sociais;
* Fontes de renda;
3HISTÓRIA DA UMBANDA
* Vim de Luanda;
* Umbanda, a religião que não nasceu;
* A história “única”
* Atores sociais;
* Zélio de Moraes, racismo e apropriação cultural;
* Umbandas?;
* Projeto de nacionalização do discurso;
* Umbanda, identidade em crise e desencanto;
* Jovens Místicos
* A teoria do Cosmograma Bakongo;
* O perigo do discurso da caridade;
* Caridade vs. Comunidade;
* Resistência, Terreiros e Movimentos Sociais;
* Festas Populares de Axé;
* Sacrifício Animal;
* Umbanda Omoloco;
4TRANSE, MEDIUNIDADE E DESENVOLVIMENTO
* Transe, Possessão e Mediunidade;
* A domesticação dos corpos;
* Desenvolvimento;
* Incorporação nos terreiros de Umbanda;
* Transe e transigência;
* Excorporação;
* Consciência;
* O Cambone;
5SINCRETISMO
* Profunda abordagem sobre o fenômeno presente em todas as culturas e religiões;
* Conceitos e fundamentos;
* Bibliografia recomendada;
6TERRITÓRIO TERREIRO
* Firmezas;
* Assentamentos;
* Assentamento de Curimba;
* Abertura de Terreiro;
* Tronqueira: Estrutura e composição;
* Musicalidade de terreiro;
7UMBANDA E SOCIEDADE I
Diversidade, raça, classe e gênero.
8UMBANDA E SOCIEDADE II
Diversidade, raça, classe e gênero.
9GESTÃO / ADMINISTRAÇÃO DE TERREIROS II
* A A administração dos terreiros de Umbanda;
* Caridade, axé e prosperidade;
* O racismo, o colonialismo, o capitalismo e patriarcado;
* Axé: A acumulação ou fluxo?;
* Mensalidades como meios de manutenção;
* Federações;
10GESTÃO / ADMINISTRAÇÃO DE TERREIROS II
* PSIU e a Lei do Silêncio;
* Licença de Funcionamento;
* Alvará de Funcionamento;
* Estatuto;
* Setor primário, secundário e terceiro setor;
* Ministro religioso: Direitos e Deveres;
* Como receber outra autoridade religiosa em sua comunidade?;
* Ao visitar um terreiro;
11ANCESTRALIDADE
* Iniciação - compreendendo o termo;
* Ritualísticas;
* Processo iniciático nas culturas afro-diaspóricas;
* Iniciação na Umbanda;
* Orixás na Umbanda;
12SACRAMENTOS I
* BATISMO;
* RITOS MATRIMONIAIS;
13SACRAMENTOS II
* A morte na Umbanda;
* Ritos fúnebres;
14SACRAMENTOS III
* Iniciação / Confirmação / Coroação na Umbanda;
* Ritualísticas possíveis;
* Oficiante e oficiado;
* Quem inicia, quem é iniciado?
15TERREIRO / COMUNIDADE I
Atividade prática
16TERREIRO E COMUNIDADE II
Atividade prática
17TERREIRO E COMUNIDADE III
Atividade prática
18BORÍ E O CULTO À CABEÇA
* Orí, o orixá primordial;
* Igbá Orí;
* Borí | Teoria e prática;
19PRÁTICA DE RITO DE INICIAÇÃO (BATISMO)
Encontro prático para construção de rito de iniciação na Umbanda;
20RITO COLETIVO MALANDROS E MALANDRAS / RITO À ÒGÚN
21RITO COLETIVO CABOCLOS E CABOCLAS / RITO À OXÓSSI
22RITO COLETIVO PRETOS VELHOS E PRETAS VELHAS / CULTO À OBALUAYÊ
23RITO COLETIVO BOIADEIROS E BOIADEIRAS / CULTO À XANGÔ
24RITO COLETIVO ERÊS / CULTO À OXUMARÉ
25RITO COLETIVO BAIANOS & BAIANAS / RITO À OYÁ
26RITO COLETIVO AO POVO DAS ÁGUAS / RITO À YEMANJÁ