REPENSANDO A HISTÓRIA DA UMBANDA: NOVAS PERSPECTIVAS

REPENSANDO A HISTÓRIA DA UMBANDA: NOVAS PERSPECTIVAS

Baseado em 4 avaliações
  • 29 Alunos matriculados
  • 11 Horas de duração
  • 32 Aulas
  • 10 Módulos
  • 1 ano de suporte
  • Certificado de conclusão
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"Sensacional! É disso que a gente precisa, não tenho nem palavras pra descrever"
Thaisa
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A História da Umbanda geralmente é vista por meio das narrativas que se dizem oficiais. Partindo sempre do mito de origem, traça-se uma linha reta pelos principais manuais umbandistas, percebendo-se uma tentativa de conformar a História da religião de Umbanda em uma categorização muito bem explicada de cada vertente.

A partir do contato com os principais autores que discutem as práticas cosmológicas dos centro-africanos, assim como na recriação dessas religiosidades no sudeste brasileiro, queremos problematizar a origem única da religião verificando outras possibilidades de desenvolvimento das práticas de culto aos ancestrais. Por fim, com a ampla utilização de fontes, pretendemos demonstrar a associação, e a própria impossibilidade de dissociação entre os conceitos de macumba e Umbanda no início do século XX.   

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Guilherme Watanabe
"Sacerdote e pai de santo do Terreiro de Umbanda Urubatão da Guia em São Paulo / Bacharel em História pela USP e pesquisador da história e cultura umbandista. "


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Conteúdo Programático

Introdução
História e Memória – Conceituação;
Fontes históricas e suas especificidades;
Novas problemáticas;
  • 1. Módulo 01 | Bloco 01
  • 2. Módulo 01 | Bloco 02
  • 3. Módulo 01 | Bloco 03
  • 4. Módulo 01 | Bloco 04
• O Mito fundador – A História de Zélio de Moraes;
• Desconstruindo o Mito;
• A Umbanda Branca e Demanda – Zélio de Moraes e Leal de Souza;
• Tenda Espírita Mirim – Benjamin Figueiredo;
  • 1. Módulo 02 | Bloco 01
  • 2. Módulo 02 | Bloco 02
  • 3. Módulo 02 | Bloco 03
  • 4. Módulo 02 | Bloco 04
• Congresso Brasileiro de Espiritismo de Umbanda;
• Umbanda Omolokô – Tata Tancredo;
• Umbanda Esotérica – W.W. da Matta e Silva e Rivas Neto;
• Umbanda Sagrada – Rubens Saraceni;
  • 1. Módulo 03 | Bloco 01
  • 2. Módulo 03 | Bloco 02
  • 3. Módulo 03 | Bloco 03
  • 4. Módulo 03 | Bloco 04
• África – De que África estamos falamos?
• A África-central e a conceituação dos povos bantu;
• Cultura e Sociedade (I);
• Cultura e Sociedade (II);
  • 1. Módulo 04 | Bloco 01
  • 2. Módulo 04 | Bloco 02
  • 3. Módulo 04 | Bloco 03
  • 4. Módulo 04 | Bloco 04
• As cosmovisões dos diversos grupos bantu;
• Nkisi – Cruzos e incorporações;
• Dikenga dia Kongo – Cosmograma bakongo: de poema altar a ponto riscado (I);
• Dikenga dia Kongo – Cosmograma bakongo: de poema altar a ponto riscado (II);
  • 1. Módulo 05 | Bloco 01
  • 2. Módulo 05 | Bloco 02
  • 3. Módulo 05 | Bloco 03
  • 4. Módulo 05 | Bloco 04
• A diáspora africana;
• Desconstruindo mitos: ciclos do tráfico e impossibilidade de resistência;
• Entre Resistências e Resiliências – (re)criação da identidade bantu no sudeste brasileiro;
  • 1. Módulo 06 | Bloco 01
  • 2. Módulo 06 | Bloco 02
  • 3. Módulo 06 | Bloco 03
• Luzia Pinta e os Calundus do século XVIII;
• O mato encantado de Pai Gavião e a insurreição na Vila de São Roque;
• O chefe das macumbas cariocas: O grande caso do feiticeiro Juca Rosa;
• O embanda abre a mesa: A cabula do Espirito Santo;
  • 1. Módulo 07 | Bloco 02
  • 2. Módulo 07 | Bloco 01
  • 3. Módulo 07 | Bloco 03
  • 4. Módulo 07 | Bloco 04
• “Falam até os espíritos de Pai João e do Feiticeiro Dias”: o espiritismo de Ângelo Torterolli – O falso espiritismo;
• A primeira notícia [até então] com a palavra Umbanda – as perseguições policiais;
• Nóbrega da Cunha com seu “o Mystério da macumba”, e o “Caboclo curadô” de Benjamin Costallat;
• Leal de Souza no “terreiro da macumba” – indissociabilidade entre a Umbanda e a Macumba;
  • 1. Módulo 08 | Bloco 01
  • 2. Módulo 08 | Bloco 02
  • 3. Módulo 08 | Bloco 03
  • 4. Módulo 08 | Bloco 04
• Umbanda: O que esperar para o futuro? O que o futuro nos reserva?
• A Umbanda que queremos e precisamos.
  • 1. Módulo 09 | Bloco Final
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