UMBANDA - Teorias e Práticas de Terreiro | MÓDULO 3

UMBANDA - Teorias e Práticas de Terreiro | MÓDULO 3

  • 25 Alunos matriculados
  • 24 Horas de duração
  • 1 Aulas
  • 10 Módulos
  • 1 ano de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 59,98 (ou R$ 570,00 à vista)
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Sacerdote de Umbanda / Mestre em Ciência da Religião (PUC-SP).
David Dias

CURSO HÍBRIDO

Umbanda - Teorias e Práticas de Terreiro é o mais novo curso que reúne diversos temas já ministrados por David Dias bem como outros ainda inéditos. Um conjunto de saberes que apresenta desde os primeiros passos para recém-chegados na Umbanda até fundamentos mais profundos referentes à teorias e práticas.

Trata-se de um curso híbrido, ou seja, você pode comparecer presencialmente ou assistir as aulas teóricas de modo virtual. Este módulo é organizado em 10 encontros presenciais ou virtuais e apresenta um vasto material de apoio referente aos temas que serão discorridos.

Além de David Dias, o curso conta ainda com a participação de outros tutores especialistas em temas específicos. Neste módulo contaremos com a presença da mulher de terreiro e advogada Renata Pallottini.

Diferente dos módulos anteriores, as aulas acontecerão às quartas-feiras, das 20h à 22h no Aruanda, localizado na rua Capitão Pacheco e Chaves nº 995 - Vila Prudente/SP. Aos que assistirão online, a transmissão será realizada pelo aplicativo ZOOM e ficará disponível na plataforma do Aruanda EAD.

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

Um conteúdo essencial àqueles que tem por objetivo ampliar os conhecimentos de terreiro ou ainda iniciar uma trajetória de aprendizado contínuo na Umbanda.

Renata Nogueira Pallottini
""Eu sou filha da cachoeira que faz do espelho arma, para não esquecer, nem por um instante, de quem veio antes""

   

Filha da Dona Vera e do Seu João, eu sou um ser no mundo que descobriu, com a maturidade do tempo, que a advocacia não dava conta de me descrever; alguém que já entendeu que os bancos universitários são lugares de poder e que é preciso romper essa lógica. Eu sou filha da cachoeira que faz do espelho arma, para não esquecer, nem por um instante, de quem veio antes. Acredito nos astros e nas estrelas que moldam os caminhos. Acredito na transformação dos espaços em lugares mais justos e igualitários que permitam que as pessoas possam sonhar.


David Dias
"Sacerdote de Umbanda / Mestre em Ciência da Religião (PUC-SP)."

               

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Conteúdo Programático

* Pambu a Ngila e o discurso do surgimento e sua validade;
* Pombagira pode ser o que ela quiser?
* Pombagira é exu mulher?
* Pombagira é mulher de 7 maridos?
* Entidades femininas ou feministas?
* Pombagira é dona do próprio corpo?
* Direitos reprodutivos. O aborto e a religião.
  • 1. Pombagira - Parte I
* Homem que é homem não incorpora Pombagira?
* Como nos relacionamos com Pombagira atualmente?
* Construção imagética e simbólica das Pombagiras na atualidade;
* A demonização da Pombagira;
* Empoderamento, autoaceitação e autorealização;
* Luzia Pinta: a primeira Pombagira da Umbanda;
* Pombagira e a "anunciação da Umbanda";
* Literatura (des)confiável;
* O que é ser filha ou filho de Pombagira;
* Elementos de Pombagira;
* Oferenda para Pombagira; (Encontro presencial)
* Assédio nos terreiros;
* Casos específicos;
* Denunciar é o caminho? Como denunciar?
* Denunciar pelas redes sociais ou DECRADI?
* Intolerância Religiosa x Racismo Religioso;
* 21 de Janeiro;
* A discussão atual diante o tema;
* Providências a serem tomadas
* Ação / Reação
* Terreiro Resiste
* Definições e explicações
* O Discurso da caridade atrelado à religião?
* Há religião sem caridade?
* Umbanda, a manifestação do espírito para a prática da caridade. Será?
* Etimologia & Semântica;
* Entendimento Popular;
* Sincretismo de resistência;
* Sincretismo enquanto ferramenta de opressão;
* Sincretismo e a cooptação de identidade religiosa;
* Considerações acadêmicas;
Discussões acerca do módulo discorrido e encerramento do módulo.
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